05/05/13

S. A. Kierkegaard - 200 anos de Filosofia

Este ano, no dia 5 de Maio, comemoram-se os 200 anos do nascimento do filósofo e teólogo dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard. Abaixo, fica uma reflexão partindo de uma frase deste filósofo, que ressalta na História como um dos mais importantes em vários campos da Filosofia. 


Søren A. Kierkegaard (1813 - 1855)


"A vida é um mistério a ser vivido, não um problema a ser resolvido."



"Muitas vezes, encaramos a vida como o uma corrida de estafetas, em que nos predispomos a alcançar uma meta a seguir a outra, concentrando todas as nossas energias na perseguição desses objectivos, dos quais procuramos não nos afastar nem um milímetro.

Quer parecer-me que este não é a melhor maneira de percorrer o nosso caminho na vida. Justifico-me usando a frase de Kierkegaard (1813 – 1855). Temos sempre que ter em mente que não somos senhores da vida e que ela segue um curso próprio e inabalável. Assim sendo, porque impor-lhe um circuito fechado que a aprisione dentro de uma única trajectória? A vida é como um pássaro, precisa que lhe dêmos liberdade para poder abrir as asas e voar ao sabor do vento. Lembro-me ainda dos conselhos que eu e os meus colegas de turma recebemos, na última aula do ano lectivo transacto*, do professor de Biologia, cujas palavras não esqueci e, parece-me, não vou nunca esquecer: "(...)Tenham cuidado onde põem a vossa felicidade. Se os vossos objectivos se resumem a "esta nota, aquele emprego, aquele carro, aquela casa", vão sempre continuar por aí fora, até que chega uma altura em que percebem que gastaram o melhor da vossa vida assim e não alcançaram nada realmente importante." Não posso assegurar-vos que tenham sido estas as palavras exactas, mas a mensagem está lá. 

Eu poderia, facilmente, desenvolver uma longa reflexão sobre este tema, partindo deste admirável enunciado de Kierkegaard e deste conselho sábio do meu professor, mas, para prevenir essa possibilidade que, a concretizar-se, iria certamente enfastiar a maior parte das pessoas, deixo aqui apenas mais umas linhas, resumindo, também eu, num conselho tudo o que me teria ocorrido desenvolver em muitos parágrafos: não tenteis “resolver a vida” como um homem de negócios que se prepara para a reforma e quer, a toda a pressa e duma vez só, atar todas as pontas soltas; sede antes como um viajante filósofo, meio adormecido pela nostalgia, que percorre com serena confiança os caminhos que a vida lhe indica, uma estrada cujo fim é uma doce incógnita. Como dizia Tolkien…

“The Road goes ever on and on,
Down from the door where it began.
Now far ahead the Road has gone,
And I must follow, if I can,
Pursuing it with eager feet,
Until it joins some larger way
Where many paths and errands meet.
And whither then? I cannot say.”
J. R. R. Tolkien, “The Road Goes Ever On and On”, in The Lord of the Rings I, The Fellowship of the Ring"

                Tomás Vicente

Nota: Este texto foi escrito no ano lectivo 2011/2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário