08/05/13

Palavras do Professor Joaquim Marques

 Publicamos agora algumas palavras do professor Joaquim Marques, poeta-filósofo, amigo da professora Clotilde e constante colaborador na nossa Biblioteca, que introduziu a sessão de ontem com o texto que abaixo transcrevemos e que nos deixou a todos, mais uma vez, gratos e deslumbrados com a lucidez das suas palavras. Muito obrigado pela sua colaboração, professor!

"Vivemos um tempo de decepção , de indiferença e de ingratidão..
A figura do professor outrora tutelar e considerada tem vindo a sofrer ataques e desconsiderações por parte de sucessivos governos que têm um efeito ampliador e trazem para a sociedade essa desconsideração. É por isso que no quotidiano das escolas com frequência ocorre o desrespeito aos professores por alunos e suas familias.

Eu hoje já não me sinto professor. Fui -o em tempos com orgulho e com recompensa emocional e intelectual , mas hoje já não 
Por isto se torna tão significativo, por  tão raro, que alunos de uma escola promovam uma homenagem sentida a uma professora , que como era costume acontecer , os ensinou a saber e a crescer.
 
Na pessoa do aluno Tomás Vicente sublinho o valor humano e cívico desses alunos reconhecidos
 
A ti minha cara colega e amiga Clotilide Mota agradeço. Obrigado por me lembrares que eu já me senti professor tal e qual como tu és e estes alunos te vêem"

Joaquim Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário