07/05/13

"Concordância"

Transcrevemos abaixo poema/letra de uma canção da banda «Os Deolinda» que a professora Clotilde trouxe para a sessão para "oferecer" aos seus antigos alunos e para ilustrar um dos temas que abordou. 


Eu sou um pronome
Um pronome pessoal
Sou a primeira pessoa
Do sujeito singular
Ele é um pronome
Igualmente pessoal
E quer que eu me junte a ele                      (eu+ ele= NÓS)
Numa relação plural

Mas onde está o meu substantivo?
E que verbos posso ambicionar?
Chamem-me nomes, maus adjetivos
Se é p'ra pior, eu não vou mudar


Eu sou um pronome                                 (estrofe do refrão)
Um pronome pessoal
Sou a primeira pessoa
Do sujeito singular                                                   
Ele é um pronome
Igualmente pessoal
E quer que eu me junte a ele
Numa relação plural

Mas eu não sou artigo indefinido
Nem um coletivo, nem um numeral
Eu tenho nome e p'ra mim exijo
Mais concordância gramatical
Sou um sujeito
Procuro um verbo
E um bom complemento direto
Quero frases afirmativas
E não viver em voz passiva"


Nota: É de referir que mantivemos as marcas, notas e sublinhados que a professora Clotilde tinha acrescentado ao poema para melhor salientar as partes mais importantes ou aquelas que tinham mais a ver com os temas de que falou.


Sem comentários:

Enviar um comentário