09/05/13

Mensagens dos alunos ao Professor José Paulo Viana

No seguimento da palestra "Matemática Mágica", dinamizada pelo professor José Paulo Viana, foi pedido aos alunos que estiveram presentes na mesma que elaborassem um texto acerca do que tinham visto. Algumas das mensagens foram escritas em tom de carta, outras de relatório. Abaixo apresentamos excertos mais significativos desses textos, agradecendo, mais uma vez, ao professor pela sua amabilidade e dedicação.


"(...)O professor José Paulo Viana começou por nos explicar como é que a matemática é usada em quase tudo o que fazemos no dia-a-dia. Deu-nos vários exemplos e fizemos jogos, mas o professor também falou sobre telecinésia, que é o poder de mover objectos com a mente.
Um dos exemplos que o professor nos mostrou foi que, com a Matemáticam, conseguiu adivinhar a soma de vários números escolhidos por outra pessoa, antes de os conhecer.
Eu gostei desta sessão porque aprendi que a Matemática podia ir mais além do que eu pensava."

João Pedro Sousa, nº19 do 6º2ª

"(...)Durante a palestra, o professor fez magia. O que mais me impressionou foi quando a Laura e o Vasco tiveram que segurar uma carta...o professor colocou um manto vermelho. A Laura tinha um cinco de copas e o Vasco tinha um três de espadas; de repente, o professor bateu na mesa e as cartas trocaram de lugar (...)"
Inês Meireles, nº17 do 6º2ª

"Eu ADOREI! Foi muito divertido! O que eu mais gostei foi da interação connosco. Todos os que queriam propunham a sua participação e o professor escolhia alguém. Mostrou-nos a sua paixão por jogos e como percebia do que falava. Apresentou truques muito divertidos e misteriosos que deixavam todos estupefactos e impressionados. Pedia a colaboração de alguém e riamo-nos muito (...) Acho que foi muito bem planeado e organizado e o professor foi muito simpático."
Madalena Mota, nº23 do 6º2ª

"(...) O Dr. José Paulo Viana é um professor da Escola Vergílio Ferreira e já escreveu livros sobre a matemática. Eu gostei muito porque ele misturou três coisas que eu gosto: matemática, cartas e magia. O senhor foi muito simpático e divertido. Ele fez muitos truques, principalmente com cartas. O truqude que eu mais gostei foi aquele em que o professor usou a telequinésia e trocou as cartas de lugar. Gostei muito da tarde e aconselho vivamente a assitirem a uma palestra do professor."
Margarida Pereira, nº25 d 6º2ª

"(...) Fizemos também um jogo em que eu tinha o cinco de copas e o Vasco tinha o três de paus. Pusemos a mão em cima da carta, o professor pôs um guardanapo em cima das nossas mãos. Fechou os olhos e bateu na mesa e depois descobirmos que as cartas tinham trocado de lugar. Foi estranho...
Eu gostei muito do professo José Paulo Viana, foi interagiu connosco e é uma pessoa muito divertida(...)"

Laura Mota, nº 21 do 6º2ª

"(...) Pode-se brincar com a matemática, até existe magia, mas é preciso conhecer e treinar muito bem os truques!"
                                                                                                                         Gonçalo Silva do 6º2ª

"O professor José Paulo Viana usou números, dados e cartas de jogar. Apresentou maneiras de usar materiais de formas diferentes, com mistério. Sem revelar os segredos, fez-nos ficar de boca aberta. Ficámos a pensar que a magia existe na matemática (...)"
                                                                                                       Maria Carolina, nº 26 do 6º2ª

 "Eu gostei muito desta palestra porque foi uma das poucas que assisti e foi das coisas mais inacreditáveis que eu vi. Ao longo da palestra eu já estava a pensar que estava a sonhar porque o Doutor José Paulo passou os limites da ciência e chegou ao além com uma simples carta e um dado psicológico. No fim da sessão até fiquei triste de ter acabado porque eu queria ver mais daquela obra de arte de que tanto adorei. Nunca irei esquecer porque a isto eu chamo MATEMÁTICA MÁGICA SEM FRONTEIRAS!"

                                                                                                   Francisco Dourado, nº 14 do 6º2ª



 










1 comentário:

  1. Um grande obrigado aos queridos alunos da Escola Básica de Telheiras com quem passei uma tarde tão agradável e divertida.

    ResponderEliminar