06/07/12

O Ensino visto por um aluno


Sendo eu aluno, é muito possível que vá haver que me considere pretensioso ao tecer estas considerações acerca do papel do professor na escola e na vida. Ou talvez não, porque esta é a posição (e apenas isso) de alguém que é aluno e encara os professores como mestres e que, simultaneamente, gostava de, um dia, também o ser. Na verdade, acho que não deve haver nenhuma actividade mais interessante que o ensino, que reúne todas as actividades que mais me atraem. Ensinar alguém implica saber tanto quanto possível, para tecer melhores estratégias para a transmissão de conhecimentos, o que, por sua vez, implica continuar sempre a "estudar", mesmo depois de se sair da universidade. Além disso, tudo isto está amplamente relacionado com a leitura, a escrita e, acima de tudo, a reflexão sobre a nossa matéria de ensino ou de estudo. Para se saber realmente de uma área, é preciso pensar sobre as suas questões e peculiaridades. 

Sempre fui contra aquela ideia, muito comum entre os meus colegas, de que os professores são "inimigos" e "alvos a abater". Que coisa mais ridícula. A maioria dos estudantes pensa ser para os professores como o azeite é para a água. Nonsense - esta é a avaliação mais branda que me ocorre fazer sobre esta opinião. Devemos sempre julgar as pessoas pelo que são como pessoas, não pela posição que ocupam. Um rei não é superior a um comum mortal por ser rei - pode até ser uns escroque digno apenas do desprezo. Uma pessoa é superior - se é que tal discriminação pode ser feita!, a crença na "superioridade" de uns em relação aos outros pode ter interpretações e conotações horríveis - por aquilo que é enquanto ser humano. Há que saber descobrir o melhor de cada pessoa e trazer esses pontos fortes para as luzes da ribalta...quando um ser humano mostra quão bom pode ser, é o mundo todo que fica mais rico. No man is an island - mais uma vez.

Pessoalmente, sempre achei os professores pessoas dignas de muita admiração e apreço. Quem dedica a vida a formar as gerações seguintes tem, forçosamente (quando a isso se dedica de alma e coração), de possuir uma enorme grandeza. Para mim, um professor não é só uma pessoa que, detrás da sua secretária, empina matéria e conteúdos de livros, deixando a nosso cargo o resto do trabalho e a tarefa de encontrar um sentido e o fio à meada de tudo aquilo. Para mim, um professor é alguém que nos acompanha numa estrada (que nem sempre é fácil), que é a estrada da aprendizagem, e que nos ajuda a abrir portas para novas e maravilhosas descobertas. É certo que encontramos estes mestres nas escolas, atrás de secretárias e à frente de plateias. Mas não somente aí, também fora da escola, na "estrada da vida"...há tanta gente à espera com valiosos ensinamentos para nos transmitir...

Pela minha parte, estou bem grato aos meus mestres...e são tantos! Alguns até mais novos que eu!

Tomás Vicente

Sem comentários:

Enviar um comentário