29/11/11

Fado - Património Imaterial da Humanidade


O fado, o nosso bom fado, foi agora promovido a Património Imaterial da Humanidade! Já não era sem tempo...já estava bem na altura de esta arte tão portuguesa (com certeza!) ser elevada ao grau que merece!

A decisão tem suscitado uma vaga de contentamento por parte dos fadistas e dos apreciadores do fado, como seria de esperar, e também foi tema de mensagens e discursos, tanto do presidente da Câmara de Lisboa como do Presidente da República, que diz ser este um novo motivo de orgulho para o povo português.

Foi no dia 12 de Maio de 2010 que a candidatura do Fado a Património Mundial da Humanidade foi aprovada por unanimidade na Câmara de Lisboa e, agora, depois da reunião do comité da UNESCO para esse fim, a 27 de Novembro!

E, agora, pretendendo completar, a um nível mais particular no contexto da nossa escola, aqui fica um poema de fado escrito pelo professor Joaquim Marques:

Fala de Inês para  Pedro

Dão-me a morte por te querer

E tiram-me o céu também

O mal que me faz morrer

É o mal de te querer bem



Se meus  beijos condenados

Não sabem dos teus perdidos

Antes meus olhos fechados

Do que em alerta os sentidos

Antes o coração em ferida
Que de ti as mãos vazias
Antes  não ter minha a vida
Que de ti não ter teus dias

 Se me levam teus abraços
Eu pela morte imploro
Se não te dão os meus passos
- Corra meu sangue e teu choro!

Nota: Os pastéis de Belém apoiaram a candidatura do fado a Património da Humanidade de uma maneira muito original...ora espreita aqui!
E, se quiseres saber mais sobre este assunto, vai ao Museu do Fado!


SABER MAIS!

Sem comentários:

Enviar um comentário