14/12/11

Sobre a Guitarra Portuguesa


O texto abaixo é extraído da Agenda Cultural de Lisboa de Novembro de 2011, escrito por Rui Cintra:


É provável que a guitarra portuguesa tenha tido origem num instrumento semelhante introduzido por volta do século XVIII, pelos comerciantes ingleses radicados em Lisboa, conhecido como "guitarra inglesa". A guitarra portuguesa ter-se-ia popularizado nalguns salões da média burguesia, por ser um instrumento mais acessível que o piano e mais fácil de executar. Na imagem podemos ver uma guitarra do mestre Manuel Pereira dos Santos datada de 1890, um dos mais antigos exemplares nacionais conhecido e que integra a exposição permanente do Museu do Fado. Exemplar que integra já as características tímbricas e de afinação que tornaram a guitarra no instrumento de eleição de acompanhamento do fado. Na página seguinte encontramos um instrumento surpreendente que integra as duas versões da guitarra portuguesa, a versão para o fado de Lisboa e a versão para o fado de Coimbra. O braço mais longo corresponde ao da guitarra coimbrã, (com a lágrima na voluta que serve de distintivo) que lhe confere um som mais grave, apropriado ao acompanhamento das vozes masculinas do fado de Coimbra. Esta guitarra dupla foi criada, em 2011, pelo mestre guitarreiro Óscar Cardoso e integra uma surpreendente exposição patente no Museu do Fado até 30 de Dezembro. Nascido em 1960, aprendeu a arte da construção de guitarra na oficina do pai, Manuel Cardoso, também construtor de instrumentos. Desde cedo mostrou vontade de inovar, de experimentar novas técnicas. Hoje pela sua mão podemos descobrir as guitarras feitas em fibra de carbono, masi leves e resistentes, mantendo as mesmas características acústicas, as guitarras sem fundo que permitem uma maior extensão do som, ou este exemplo duplo, "provocador" que para além de unificar as duas grandes tradições de fado português acrescenta ganhos tímbricos e harmónicos que não se encontram nas guitarras tradicionais. Um passo em frente.

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