20/03/15

Notícias da Homenagem à Professora Manuela Esperança

Teve hoje lugar, no Auditório Grande da Escola Secundária de Vergílio Ferreira, que, de hoje em diante se passará a chamar Auditório Manuela Esperança, a homenagem à nossa antiga Directora, Homenagem sincera e emocionada, a sessão começou por volta das 18h, hora em que a Professora Manuela Esperança entrou no auditório completamente preenchido, terminando por volta das 21h. À sua entrada, todos os presentes se levantaram e a professora foi aplaudida entusiasticamente durante um longo compasso, naquilo que só pode ser descrito como uma manifestação genuína da gratidão da comunidade escolar; comunidade escolar essa que tanto, tanto lhe deve, pelo seu longo e exemplar serviço. É, em larga medida, à professora Manuela Esperança que se deve a construção do que é hoje a Escola Secundária Vergílio Ferreira e do que, apesar de todas as condicionantes, que não foram poucas, tem sido o mega-agrupamento de escolas que agora têm na antiga Escola Secundária de Carnide a sua sede. É este espírito de excelência, de dedicação, de trabalho árduo e de laços humanos construídos com muita arte ao longo de tanto tempo que se celebrou esta tarde e esta noite. Ao homenagearmos a Professora Manuela Esperança, estamos a homenagear a pessoa que é o símbolo de tudo aquilo que a Escola Secundária Vergílio Ferreira representa - e, como tal, a própria Vergílio Ferreira. 

Deu-se início à sessão com as palavras do Professor Francisco Chorão, um dos organizadores da homenagem, que leu também as palavras escritas pela Professora Helena Marques, outra das organizadoras, que infelizmente não pôde estar presente nesta cerimónia. Seguiram-se discursos dos representantes da Associação de Pais, da Secretaria, das Assistentes Operacionais e dos alunos - representados por Pedro Garvão Pereira (anteriormente Representante dos Alunos no Conselho Geral e outra das pessoas envolvidas na concretização desta homenagem) e André Correia (actual Representante dos Alunos) - que nos emocionaram a todos e nos quais nos revimos na nossa admiração por esta pessoa extraordinária. Mas o mais espantoso dos discursos coube à homenageada, comovida, evidenciando a sua perene dedicação para com a escola e o agrupamento, o seu afecto pelos membros desta comunidade - basta lembrarmos as suas amáveis palavras dirigidas à professora Helena Marques - e o encanto pessoal, o toque humano que foi e será sempre a sua imagem de marca e a sua gratidão por esta mais do que merecida celebração.

Ao "Apontamento Musical", que também nos emocionou a todos, seguiu-se a inauguração da placa comemorativa que, de agora em diante, poderá ser vista afixada à entrada do Auditório Manuela Esperança. Primeiro, a nossa convidada, cumprimentou, um a um, os presentes, depois procedeu-se ao destapar da placa.

Por último, houve tempo para um lanche, um precioso momento de convívio, que reuniu todos aqueles que tinham vindo para homenagear a Professora Manuela Esperança, incluindo professores, antigos professores, alunos e ex-alunos, todo o tecido humano que de que se foi fazendo a Escola Secundária Vergílio Ferreira e, mais recentemente, o Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira. Um momento especial de reunião dos membros dessa família especial que é esta comunidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário