19/12/12

Histórias e Valores do Natal



O Natal é, por excelência, a época das histórias e dos contos de fadas. Consumismo e costumes ocos à parte, um bom Natal é passado à lareira ou numa sala quente e acolhedora, com a avó a contar histórias de antigamente - sobre temas natalícios ou não - e desfrutando dos cheirinhos dos doces que ainda estão a cozer. Este é o meu tipo de Natal, definitivamente. Agora...segue-se mais uma das minhas (enfastiantes?) reflexões...sim, porque esta quadra também dá pano para mangas no que toca a reflectir. Como é que podemos saborear o que quer que seja sem primeiro percebermos a verdadeira extensão do seu significado (a um nível mais que cognitivo)?

Para se viver condignamente esta quadra, é preciso sentir verdadeiramente o Natal, reavivar em nós mesmos a chama do espírito maravilhoso desta época festiva. Como ponto de partida - e puxando a brasa à minha sardinha -, aqui ficam alguns conselhos de livros para ler, os quais têm muito a ver com esta temática:

As Cartas do Pai Natal, de J.R.R.Tolkien
Contos de Natal, de Charles Dickens
Vinte Belos Contos de Natal, antologia de Manuela do Espírito Santo
O Mistério de Natal, de Jostein Gaarder
e, por fim,
A Arca de Natal, de Richard Paul Evans,
entre outros.

São estas as minhas sugestões de leituras para este Natal, esperando que o leitor encontre nestas páginas alguma coisa que lhe reforce a crença de que, mais do que qualquer outra coisa, o mundo dos livros é um refúgio mágico, um universo livre e digno da maior admiração e detentor de todas as possibilidades que possamos imaginar. Não há mundo mais vasto, convidativo, completo e variado que este. E, decerto, não há nenhum mais apropriado para conservar o espírito do Natal.

E este ano - e já que estamos numa altura de crise e tais valores são mais importantes do que alguma vez foram -, talvez possamos fazer algo mais por esse espírito. É tempo de pensarmos mais nos outros e neste mundo que nos rodeia, agora, nesta vida. Não devemos adiar, esperar pelo futuro; o presente é o tempo da acção!

Este ano, quando estiverdes reunidos para a mais longa noite do ano, à espera da visita do homem do casaco vermelho, não vos esqueceis de reflectir um pouco acerca de tudo o que o ano vos trouxe. A maior prenda que podemos receber é esperança no futuro e força para enfrentar as adversidades. Pensai bem, este Natal, em tudo o que de bom vos aconteceu e encontrem nisso força interior para esmagar os obstáculos da vida ou, o que é mais natalício, passar-lhes por cima.

Por agora, um BOM, SANTO E ALEGRE NATAL E UM EXCELENTE ANO NOVO!

Tomás Vicente

Sem comentários:

Enviar um comentário