23/05/11

À Conversa com Rita Vilela...

Foi no passado dia 12 de Maio que tivemos o prazer de conversar, na Biblioteca, com a ilustre escritora Rita Vilela. Os alunos da Professora Clotilde Mota (7ºB) colocaram  inúmeras questões acerca do livro que estão a ler - As 7 cores de Oníris - e, partindo desse único livro, floresceram muitas outras questões sobre os mais variados aspectos da obra da nossa convidada, cujo trabalho e amabilidade espicaçaram positivamente a curiosidade e imaginação dos alunos - e dos professores presentes! Para os curiosos que não puderam participar nesta emocionante experiência e que querem saber mais sobre este acontecimento único, segue-se um texto com mais pormenores...
Podes acompanhar o trabalho da autora por aqui. 
"As folhas eram compridas, a erva verde,
Altas e graciosas as umbelas da cicuta
E na clareira via-se um luzeiro
De estrelas a brilhar na sombra."
J. R. R. Tolkien, "The Lay of Leithian", in O Senhor dos Anéis I, A Irmandade do Anel

Devotos admiradores da literatura de fantasia e de crónicas de aventuras maravilhosas passadas em mundos distantes. Foi assim que todos nós, que assistimos a esta sessão, nos sentimos ao sermos guiados através do mundo mágico de Oníris e de outros mundos, mais firmemente assentes na realidade mas igualmente oníricos, ao sabor da imaginação de Rita Vilela, a escritora destes e doutros fabulosos livros, que abrangem uma vasta panóplia de leitores e que, como nos confessou a sua criadora, parecem nunca se circunscrever aos limites primeiramente estipulados, no que ao público diz respeito. Não é difícil perceber a razão de tal fenómeno, uma vez que todos nós - ou pelo menos uma parte de cada um de nós, mais ou menos recôndita - ansiamos, ainda que, muitas vezes em segredo, por mundos fantásticos que nos libertem do tédio de uma realidade que, frequentemente, por ser tão monótona em si mesma, não dá vontade de ser sonhada. Tais livros atingem-nos como um relâmpago, levando-nos consigo nas mais fabulosas viagens além-fronteiras sem, contudo, deixarem de ser credíveis e de ter valiosíssimos ensinamentos.

Ora, este é o caso do mundo de Oníris, em que se centra a colecção cujo primeiro volume foi também o livro de estreia de Rita Vilela, publicado em 2008. Conquanto seja este um livro maravilhoso e, talvez, de todos os da autora, o mais famoso, não nos podemos cingir apenas a ele. Lembremos que quem o escreveu é também autora de vários outros livros, todos eles detentores do seu quinhão de originalidade particular. Também estes livros suscitaram, à medida que nos foram apresentados pela autora, diversas questões prontamente colocadas.

Durante esta magnífica sessão - nem sei se será este o termo melhor para me referir a tão estimulante encontro! - foram também abordados amavelmente pela autora diversos aspectos pessoais das obras ou do que esteve na origem das mesmas, por exemplo o facto de as personagens principais da saga de Oníris terem todas as suas raízes em pessoas reais cujas características foram, pelo menos em parte, transpostas para o mundo da fantasia. Nesta conversa, por estranho que possa parecer, estiveram presentes a espeleologia, a psicologia e tantos outros temas de que Rita Vilela, directa ou indirectamente, nos falou com uma amabilidade incansável.

Como já tivemos oportunidade de constatar diversas vezes, os momentos bons não duram para sempre - o que não inviabiliza a esperança de que se repitam! - e também tão agradável colóquio teve que terminar, pois vimos que, afinal, o tempo sempre voa...e com asas poderosas!
                               Será isto indício da magia de Oníris? É-o, com certeza!

Tivemos, pois, de nos despedir da nossa escritora convidada que, esperamos, talvez um dia possa voltar a presentear-nos com outra mágica sessão de sonho e divagação aventurosa por entre os meandros dos livros!
          Longa vida a Oníris!              
                                                                                                     Tomás Vicente (ex-aluno)
Nota: A citação que acompanha este texto foi especialmente escolhida em honra de Rita Vilela, que afirmou que o autor inglês John Ronald Reuel Tolkien, autor da fantástica epopeia O Senhor dos Anéis, foi, talvez, o autor que mais a influenciou.

1 comentário:

  1. Foi muito bom ir a Telheiras e partilhar essa tarde com um grupo tão especial.
    Ficou a vontade de voltar :)
    Beijos a todos, e parabéns pela excelente organização

    ResponderEliminar