02/05/11

Dia da Liberdade

Descolonizar
        Democratizar
Desenvolver
Há já trinta e sete anos, deu-se um acontecimento que alterou completamente a situação interna de Portugal, bem como a sua posição além fronteiras, pois o nosso era, desde 1926 e, sobretudo, depois da aprovação da Constituição de 1933, um país que se fechava cada vez mais sobre si mesmo, isolando-se dos restantes, aos quais transmitia uma imagem de tacanhez e reduzida abertura a ideais inovadores, uma fachada de tradicionalismo repressivo. No entanto, tudo isso mudou a 25 de Abril de 1974, quando a terra lusitana conheceu de novo o sabor repentino da liberdade, o grito do Ipiranga da população face aos cerca de quarenta anos de ditadura.

Foi esta época polémica da nossa história que o Sr. Coronel Vilallobos veio discutir e recordar com alunos e professores, numa sessão realizada no dia 28 de Abril; sessão essa dinamizada pela constante disponibilidade que o nosso convidado mostrou para com as perguntas dos alunos, pelas solícitas intervenções do Prof. Carlos Botica, que também passou pela experiência da guerra ultramarina portuguesa e pelos atritos da revolução.

Além disso, o colóquio foi grandemente enriquecido pelas descrições pormenorizadas dos teatros de guerra em que os soldados portugueses agiram e pelas suas narrações de recordações pessoais que partilhou com os alunos, dando-nos o conhecimento precioso e raro contido nas vivências de quem já passou por mais do que aquilo que somos capazes de imaginar, sendo por isso merecedor de grande respeito e consideração.

Como vem sucedendo nas frequentes sessões e palestras organizadas pelos nossos professores e pela Coordenadora da Biblioteca Escolar, o convidado forneceu-nos uma experiência única da qual pudemos retirar muitos e valiosos ensinamentos e conclusões, vendo com outros olhos o Portugal de então.
Tomás Vicente (ex-aluno)





Para SABER+ visita o Centro de Documentação 25 de Abril
da Universidade de Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário