14/03/11

À conversa com...

   
 BIBLIOTECA

Ao entrar na biblioteca
o homem respirou fundo
o silêncio branco
com que as paredes tinham sido pintadas
Abriu um livro como  quem abre uma cortina
e já debruçado
no parapeito de uma página
teve que cerrar um pouco os olhos
para se resguardar da luz
que nela estava poisada
Era uma luz suave
que falava da vida e da morte
do amor e do ódio
do espanto e da memória
Aluz foi transbordando
e espalhou-se líquida
pela mesa onde o homem estava sentado
  (...)
Assim ficaram o homem e o tempo
até que algumas estrelas
que moravam nos livros
agora adormecidos
resolveram ir passear no céu
 (...)
-Amanhã aqui voltarei
a este lugar onde os homens se tornam deuses!
     Joaquim Marques

A Poesia Está em todo o lado…e também na Biblioteca

"No dia 23 de Fevereiro a Biblioteca da Escola EB 2.3 de Telheiras nº1 teve o prazer de receber a visita do poeta e professor de Filosofia Joaquim Marques. Em duas sessões, realizadas na nossa Biblioteca, o professor abordou os mais diversificados assuntos no âmbito da poesia que, apesar de circunscreverem a este tema, abarcaram uma grande diversidade de problemas e questões, todas elas muito actuais e pertinentes.

Houve, logo desde o início, uma questão que se impôs: onde está a poesia? Através de variadas explicações, que exemplificou lendo alguns dos seus poemas, o poeta demonstrou que tal questão só pode ter uma resposta: a poesia está em todo o lado ou, melhor ainda, onde quer que a queiramos encontrar. Está num simples gesto rotineiro, num ramo à deriva na água, num jogo de futebol e, claro, no intrincado padrão das emoções e sentimentos humanos, do qual se destaca o Amor.

Um outro ponto fulcral da conversa foi a incerteza de quando é que alguém se pode dizer poeta. O professor é de opinião que ninguém pode dizer de si próprio que é poeta, colocando-se como exemplo disso ao dizer que é a outrem que cabe ler os seus poemas e considerá-lo ou não como poeta. Em resumo, o poeta é o único que não pode dizer se é poeta ou não.

No fim da sessão, que despertou o interesse geral dos ouvintes, de tal modo que se deu o caso de alunos de turmas não convidadas para a sessão virem pedir que os deixassem assistir, o professor disponibilizou-se a falar com alguns alunos que lho solicitaram, para tirar dúvidas e colocar questões de última hora e oferecer à Biblioteca alguns dos seus fantásticos foto-poemas.

Na minha opinião, este foi um momento alto no historial de eventos patrocinados pelos professores de Língua Portuguesa e pela Biblioteca. Sessões como esta não ocorreram muitas e tão poética não houve nenhuma…resta-nos concluir, com respeito e gratidão que, afinal, o professor Joaquim Marques é poeta, e um dos verdadeiros. Infelizmente, até momentos tão agradáveis como este chegam ao fim e o nosso convidado teve de partir mas deixou a seguinte mensagem -
As palavras/ lembram-me que há o regresso./ As horas apontam-me a morada.
No fim de contas, uma despedida no presente é a estrada que leva a um reencontro no futuro."

                                                               Tomás Vicente (ex-aluno)

Sem comentários:

Enviar um comentário