03/09/12

Os Dois Lados das Férias - Votos de Bom Ano Lectivo


As férias de Verão estão a chegar ao fim! Quem diria! Cheguei a pensar que, este ano, não iam ter fim.

Coisa curiosa de se dizer, não é? Tanta gente a suspirar por mais férias e eu, que até tenho quase três meses de férias como aluno que sou (este ano são de 26 de Junho a 13 de Setembro), desejo ardentemente voltar a pôr os pés na escola! 

Acontece que, como quase todas as situações que se nos deparam na vida, há pelo menos dois lados nesta moeda. Por um lado, para quem está habituado a "submersão social", o Verão é, naturalmente, uma ocasião perfeita para conviver, ir a festas, sair à noite, jogar isto, aquilo e sei lá que mais, etc.

Pois é, mas depois há a outra face da mesma moeda, aquela que cabe às pessoas um pouco menos gregárias. Vejamos que o Verão não tem lá muita graça se passarmos em Lisboa um certo mês que eu cá sei em que é difícil ver-se uma pessoa que seja na rua e se tem a sensação de se estar a viver num grande, malcheiroso (depende) e disforme deserto de betão. Vá,admitam lá os empedernidos defensores do descanso que assim não tem muita graça estar-se de férias. Uma pessoa deita-se no sofá, com a preguiça habitual (depende da pessoa), e tenta dormir mas não consegue porque, apesar de o silêncio ser quase total, se sentem os "olhos da cidade" todos postos em nós. É como passear às três da madrugada numa rua deserta.

E esta, hem? Não me venham dizer que é bom estar de férias só por estar de férias! Cá para mim, tem tudo muita graça quando se foge à "capital maldita" e se vai para a praia ou para o campo, com amigos ou com aquela parte da família que quase nunca vemos durante o ano...agora, aguentar o Agosto deserto de Lisboa é outra coisa bem diferente, parece que até as moscas foram de férias...

Por isso, é com grande alegria e alívio que, tendo sobrevivido a estas férias longas e que, a par dos muitos momentos bons, me fizeram passar uns vinte dias de absoluto tédio, tenho o ensejo de vos desejar UM FELIZ E PREENCHIDO ANO LECTIVO 2012/2013! QUE SE DIVIRTAM E APRENDAM MUITO!

Tomás Vicente (ex-aluno)

Sem comentários:

Enviar um comentário