O fado, o nosso bom fado, foi agora promovido a Património Imaterial da Humanidade! Já não era sem tempo...já estava bem na altura de esta arte tão portuguesa (com certeza!) ser elevada ao grau que merece!
A decisão tem suscitado uma vaga de contentamento por parte dos fadistas e dos apreciadores do fado, como seria de esperar, e também foi tema de mensagens e discursos, tanto do presidente da Câmara de Lisboa como do Presidente da República, que diz ser este um novo motivo de orgulho para o povo português.
Foi no dia 12 de Maio de 2010 que a candidatura do Fado a Património Mundial da Humanidade foi aprovada por unanimidade na Câmara de Lisboa e, agora, depois da reunião do comité da UNESCO para esse fim, a 27 de Novembro!
E, agora, pretendendo completar, a um nível mais particular no contexto da nossa escola, aqui fica um poema de fado escrito pelo professor Joaquim Marques:
Fala de Inês para Pedro
Dão-me a morte por te querer
E tiram-me o céu também
O mal que me faz morrer
É o mal de te querer bem
Se meus beijos condenados
Não sabem dos teus perdidos
Antes meus olhos fechados
Do que em alerta os sentidos
Antes o coração em ferida
Que de ti as mãos vazias
Antes não ter minha a vida
Que de ti não ter teus dias
Se me levam teus abraços
Eu pela morte imploro
Se não te dão os meus passos
- Corra meu sangue e teu choro!
Nota: Os pastéis de Belém apoiaram a candidatura do fado a Património da Humanidade de uma maneira muito original...ora espreita aqui!
Sem comentários:
Enviar um comentário