30/04/13

EduScratch

EduScratch é um projeto que visa promover a utilização educativa do Scratch através do apoio, formação e partilha de experiências na comunidade educativa portuguesa.
Toda a informação AQUI!

26/04/13

Bibliotecas, arcas do maior tesouro da Humanidade


 
 
As bibliotecas são as arcas do tesouro onde se guarda aquilo que de mais preciso o ser humano tem: a memória. Memória dos conhecimentos adquiridos ao longo de séculos e séculos, memória dos pensamentos, memória das histórias, memória dos sentimentos. Neste mês, em que se celebra o Dia Intenacional do Livro Infantil (2 de Abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de Abril), deixamos aqui mais dois testemunhos, de um intelectual de renome e de uma bibliotecária dedicada, acerca do significado e do papel destes lugares de riqueza inigualável e também que ligam o presente ao passado! Para leres mais clica aqui e...aqui!






 

23/04/13

Dia Mundial do Livro 2013!


Parabéns!

No âmbito do Ler em Todo o Lado inaugura, a Biblioteca Municipal dos Coruchéus, prometendo revolucionar o tradicional conceito de biblioteca. A primeira semana de vida deste espaço de leitura, está repleta de atividades à sua espera. Apareçam!
 



19/04/13

“A Carta de Pêro Vaz de Caminha”

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas convida todos os interessados a assistirem ao recital “A Carta de Pêro Vaz de Caminha”, a realizar no próximo dia 22 de abril, às 18h, na Sala de Conferências do edifício do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.


Entrada livre. 

12/04/13

Educar para crescer

"Ler é maravilhoso.
Um presente.
E isso pode ser passado de pai para filho."

      Ler mais aqui!

Clarice Lispector – A hora da Estrela –


                                Local - Galeria de exposições temporárias do Museu Gulbenkian
                                Data - De 5 abril a 23 junho de  2013
                                Horário - Das 10:00 às 18:00
                                Bilheteira - 3€ (domingo entrada livre e encerra às segundas)

"Três décadas e meia após a morte de Clarice Lispector, a Fundação Gulbenkian apresenta a exposição A hora da Estrela, integrada nas comemorações do Ano do Brasil em Portugal. Divulgar a obra de uma das mais destacadas vozes da literatura brasileira é um dos objetivos desta exposição."

10/04/13

360º Ciência Descoberta

Local - Fundação Calouste Gulbenkian
Período da Exposição -  2 mar a 2 jun 2013
Horário - 10:00 - 18:00  (encerra à segunda-feira)
Bilheteira - Entrada: 5€ (gratuita aos domingos)


"A ciência vai dar muito que falar durante a exposição 360º Ciência Descoberta. Tendo como pano de fundo os séculos XV e XVI  e a conquista dos mares por navegadores portugueses e espanhóis (...). 

Está organizada por núcleos temáticos em torno de diferentes áreas do saber científico, a exposição estimula-nos a refletir sobre as mudanças sociais e culturais que resultaram de se terem ultrapassado os limites conhecidos do oceano (...), mas também a necessidade de analisar, selecionar, classificar e divulgar novos saberes. Delas decorrem os avanços científicos que então se registaram nas mais variadas áreas: geografia, cartografia, cosmografia, mineralogia, zoologia, botânica, medicina, farmacopeia, meteorologia e construção naval (...)

Não faltarão desafios e surpresas para todos."





04/04/13

Convite

"A obra completa do padre António Vieira, em 30 volumes, num total de 15.000 páginas, que será publicada durante dois anos a partir deste mês, "é o maior projecto da história editorial portuguesa", disse o historiador José Eduardo Franco."

Ler mais aqui!

02/04/13

Maria Sibylla Merian: "Arte Naturalista"


Comemora-se hoje o tricentésimo sexagésimo sexto de Maria Sibylla Merian, naturalista, autora de diversos trabalhos de grande valor na área da entomologia, conhecida sobretudo como ilustradora científica e pela sua documentação da metamorfose de várias espécies de borboletas.
Nascida em Frankfurt a 2 de Abril de 1647, filha de pais suíços, começou a desenhar muito cedo, por volta dos treze anos, incentivada pelo padrasto, pintor de naturezas mortas. Casada em 1665 com um aprendiz de pintor, mudou-se para Nuremberga, onde começou a dar aulas de desenho a mulheres solteiras da classe alta e da elite culta da cidade.
Três décadas mais tarde, em 1699, viajou para o Suriname (Guiana Holandesa) sob o patrocínio da cidade de Amesterdão. Aí, estudou a fauna e flora locais, tomando copiosas notas e continuando a sua actividade de ilustradora científica, regressando à Holanda dois anos depois, após ter contraído malária. De volta a Amesterdão, vendeu espécimes recolhidos durante a estadia no hemisfério sul e publicou vários conjuntos de gravuras sobre a flora e a vida animal da colónia holandesa do Suriname. Os seus trabalhos relacionados com a metamorfose dos insectos foram revolucionários para a época e alteraram significativamente a visão que se tinha desse grupo animal.
Merian veio a morrer em 1717, aos sessenta e nove anos, pobre, depois de ter sofrido uma paralisia parcial que afectou a continuação do seu trabalho. Após a sua morte, uma vasta colecção dos seus trabalhos foi publicada pela sua filha mais velha.

Dia Internacional do Livro Infantil


  

Alegria dos livros à volta do mundo
Lemos juntos, tu e eu.
Vemos que as letras formam palavras
e as palavras se transformam em livros
que seguramos na mão.
Ouvimos murmúrios
e rios agitados correndo pelas páginas,
ursos que cantam à lua
melodias divertidas.
Entramos em castelos misteriosos
e das nossas mãos crescem árvores em
flor
até às nuvens. Vemos meninas corajosas
que voam
e rapazes que pescam estrelas
cintilantes.
Tu e eu lemos, dando voltas e mais
voltas,
alegria dos livros à volta
do mundo.
(trad. Maria Carlos Loureiro)   LER+ AQUI