28/09/12

Dia do Mérito


Leonardo da Vinci escreveu que "aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende", uma frase que bem poderia ser aplicada a este Dia do Mérito/Dia do Diploma, em que os alunos de todo o país, segundo directrizes ministeriais, receberam os seus diplomas de frequência e os diplomas de mérito escolar. Naquele que é, para alguns, o fim de um ciclo e o princípio de outro, aqui fica uma mensagem de esperança no futuro através da educação, mas também uma mensagem de agradecimento, pois os alunos não são todos iguais, mas são todos especiais e todos eles contribuem, com os seus professores e restante comunidade escolar, para tornar esta escola e este agrupamento lugares humanos e eficientes. Aqui ficam também os nossos votos de que os nossos alunos e ex-alunos mantenham sempre a sua sede de conhecimentos, que nunca se cansem da aprendizagem (sabemos por certo que medo de aprender é coisa que não prolifera neste agrupamento), pois certamente não se arrependerão. 


20/09/12

Ler em Português


A Fundação Luso-Americana, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura estão a colaborar no lançamento e dinamização de um novo concurso de leitura e escrita em torno da nossa bela Língua Portuguesa!

O concurso chama-se "Ler em Português" e está dependente da colaboração das bibliotecas escolares! Esta nova iniciativa destina-se a alunos entre os 14 e os 18 anos, estudantes de Português ou de Português língua não materna, em Portugal e nos Estados Unidos da América.
Para saber mais, clica aqui!

Votos de boas leituras e boa escrita!

Sugestão Literária!


A Equipa da BE vai adquirir novos livros para a nossa biblioteca e gostaríamos de contar com as vossas sugestões! Quando passarem por cá, não se esqueçam de escrever a vossa sugestão literária!!

14/09/12

Bem-vindos ao novo ano letivo!


Que tenham grandes alegrias com o regresso à escola; que desfrutem de todos os momentos e todos os elementos deste novo começo, desde o cheiro dos livros acabados de comprar até à emoção de mais um primeiro dia de aulas; que todas as aprendizagens e partilhas neste espaço de intercâmbio que é a escola vos possam deleitar e enriquecer...Em suma, que tenham um excelente ano letivo!

São os votos
Da Equipa da Biblioteca Escolar

04/09/12

Vendaval - um poema


Vendaval

Durante longo e alegre tempo
Fui eu acumulando grandes riquezas
Que de papel eram somente constituídas:
Algumas eram folhas soltas,
Outras eram velhos livros de estudo,
De longas e belamente brancas páginas,
De letras bem definidas.

Foi-se este tesouro juntando
E a pouco e pouco o espaço esgotando,
Até que, certo dia, tive que me resignar
E as mãos à obra deitar.

E foi assim que tudo sucedeu:
Nesse dia um vento passou,
Com tal força que tudo varreu
E para longe levou.

Assim, triste, sem alegria,
Estou eu agora contemplando
A minha prateleira vazia.
Tomás Vicente (ex-aluno)

03/09/12

Os Dois Lados das Férias - Votos de Bom Ano Lectivo


As férias de Verão estão a chegar ao fim! Quem diria! Cheguei a pensar que, este ano, não iam ter fim.

Coisa curiosa de se dizer, não é? Tanta gente a suspirar por mais férias e eu, que até tenho quase três meses de férias como aluno que sou (este ano são de 26 de Junho a 13 de Setembro), desejo ardentemente voltar a pôr os pés na escola! 

Acontece que, como quase todas as situações que se nos deparam na vida, há pelo menos dois lados nesta moeda. Por um lado, para quem está habituado a "submersão social", o Verão é, naturalmente, uma ocasião perfeita para conviver, ir a festas, sair à noite, jogar isto, aquilo e sei lá que mais, etc.

Pois é, mas depois há a outra face da mesma moeda, aquela que cabe às pessoas um pouco menos gregárias. Vejamos que o Verão não tem lá muita graça se passarmos em Lisboa um certo mês que eu cá sei em que é difícil ver-se uma pessoa que seja na rua e se tem a sensação de se estar a viver num grande, malcheiroso (depende) e disforme deserto de betão. Vá,admitam lá os empedernidos defensores do descanso que assim não tem muita graça estar-se de férias. Uma pessoa deita-se no sofá, com a preguiça habitual (depende da pessoa), e tenta dormir mas não consegue porque, apesar de o silêncio ser quase total, se sentem os "olhos da cidade" todos postos em nós. É como passear às três da madrugada numa rua deserta.

E esta, hem? Não me venham dizer que é bom estar de férias só por estar de férias! Cá para mim, tem tudo muita graça quando se foge à "capital maldita" e se vai para a praia ou para o campo, com amigos ou com aquela parte da família que quase nunca vemos durante o ano...agora, aguentar o Agosto deserto de Lisboa é outra coisa bem diferente, parece que até as moscas foram de férias...

Por isso, é com grande alegria e alívio que, tendo sobrevivido a estas férias longas e que, a par dos muitos momentos bons, me fizeram passar uns vinte dias de absoluto tédio, tenho o ensejo de vos desejar UM FELIZ E PREENCHIDO ANO LECTIVO 2012/2013! QUE SE DIVIRTAM E APRENDAM MUITO!

Tomás Vicente (ex-aluno)