31/08/11

Início do Ano Escolar - Estamos de Volta!

"Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente."
Mafalda Milhões

"A vida é um mistério a ser vivido, não um problema a ser resolvido."
Søren Kierkegaard

Cá estamos, de novo, a preparar a bagagem para encetarmos este novo percurso de aprendizagem e descoberta de nós mesmos, o desafio de um novo ano lectivo! Animados e com as baterias recarregadas por umas oportunas férias estivais que, para os alunos, são de quase três meses – um longo período de descanso sob o calor do Verão! Que todos voltem, agora, bem-dispostos e de espírito receptivo para absorver o que de melhor este novo ano escolar tiver para nos dar a todos são os votos da Equipa da BE.

Numa escola, Setembro traz sempre um novo começo – auspicioso! -, que cativa o espírito com promessas das maravilhas que iremos descobrir ao longo deste novo “ciclo” de aprendizagem. É chegada a hora do reencontro. Principalmente com as pessoas com quem nos habituámos a conviver em anos anteriores, sejam elas colegas, professores ou auxiliares; mas também do reencontro com esse mestre da mente que é o estudo, nas suas múltiplas vertentes, desde as mais sérias às mais lúdicas; com o espaço…redescobrir a escola a partir das recordações mas também das novas expectativas que alimentámos durante o Verão pois, rever um local conhecido é sempre uma sensação agradável, mas ainda o é mais quando nele descobrimos algo inaudito; além disso, temos que reencontrar e reestruturar as rotinas de um ano de trabalho e esforço, mas também de alegria, divertimento e sonho, porque nem só de trabalho se compõe a aprendizagem. Temos, em suma, de nos redescobrir a nós próprios enquanto seres no universo terno – ao mesmo tempo restrito e infinito – que é a escola, de reaprendermos a ser nós próprios na nossa segunda casa, o que é sempre um desafio admirável. 

Quanto a isto, a BE tem uma palavra especial a dizer, uma vez que se propõe fornecer à comunidade escolar um pilar de apoio, renovado a cada a ano mas sempre imutável na sua constância serena e nos valores que defende. Este é um espaço multifacetado, de ajuda mútua, abnegação e disponibilidade insone para atender quem precisa de auxílio – não só a nível do estudo; não esqueçamos que a escola é feita de pessoas, seres humanos que necessitam do apoio e compreensão uns dos outros para se manterem unidos em torno de uma causa tão importante, como o é a representada por uma escola, e do trabalho árduo e sempre desafiante que é a transmissão/aquisição de conhecimentos, transmissão/recepção essa que se efectua, não só a nível académico como também a nível humano, pois não se pode esquecer que a escola é o local onde se formam mentes e consciências.

Uma BIBLIOTECA – com letras bem grandes! – é, como diz Mafalda Milhões, uma casa onde cabe toda a gente. Nenhuma outra frase pôde, na minha opinião, sintetizar melhor o que realmente significa o conceito – metafísico! – biblioteca. Uma biblioteca não é apenas um espaço onde alunos vão estudar e professores lhes aconselham livros ou lhes dizem como elaborar um trabalho a computador…é muito mais do que esses traços ocos a que, às vezes, algumas pessoas menos conscienciosas reduzem as coisas cujo significado não compreendem totalmente. Para mim – e estou certo de que outras pessoas pensam assim – uma biblioteca significa, em certa medida, o mundo, pois este espaço que alguns encaram como sinónimo de deveres que não se quer cumprir, pode ser vivido como um lugar magnífico. Ao ser um repositório de pensamentos dos mais diversos quadrantes e épocas, guarda a essência da experiência humana e, lá dentro, cada um de nós, seja em conversa com professores e/ou colegas ou em leitura silenciosa e sonhadora, acaba por se tornar uma porção desse espaço, porque cada pessoa (na vida) é um livro da biblioteca do Mundo. Além de ser um repositório de livros, este sítio espectacular, seja qual for a forma que toma para cada um de nós, é também – e principalmente – um repositório de aprendizagem, vivências e memórias.
                

Assim sendo, estes espaços maravilhosos onde podemos ter tempo para perder tempo, onde podemos desfrutar de longas horas sonhando ao sabor do movimento das páginas de um livro, são arquivos de vida…arquivos da nossa vida. De facto, é isso que a nossa biblioteca pretende ser: um lugar que funcione como pulmão da comunidade escolar e um espaço sempre acolhedor e à espera dos alunos e professores. E, em mais um ano que se avizinha, essa é a nossa meta. Contamos convosco para que ajudem a alcançá-la!
Tomás Vicente (ex-aluno)